Apesar da fila, quem quer se aposentar deve pedir já para não ter prejuízo

A fila do INSS está grande. Atualmente, são cerca de 2 milhões de pedidos em espera, sendo 1,3 milhão atrasados, ou seja, a mais de 45 dias sem resposta. Mas a demora não significa que é melhor deixar para dar entrada no pedido depois. Especialistas aconselham que, se você já quer se aposentar, é melhor não esperar, ou pode perder dinheiro. O valor que o aposentado deve receber de aposentadoria começa a contar desde a data em que ele fez o pedido, explicam as advogadas Vívian De Camilis e Samanta Leite Diniz, especialistas em Direito do Trabalho e Previdenciário do escritório Innocenti Advogados.

Mesmo que demore meses para sair a aposentadoria, quando ela for autorizada, o beneficiário recebe os valores atrasados. Ou seja, quanto mais esperar para pedir, mais dinheiro vai perder. Precisa calcular se vale a pena para você Independentemente da fila, é importante lembrar que a hora de dar entrada na aposentadoria é uma decisão pessoal.

Dependendo do caso, esperar um pouco mais pode aumentar o valor a ser recebido, por exemplo. Após a reforma, o cálculo do valor da aposentadoria mudou. Quem estava mais perto de atingir os requisitos pode se encaixar em uma das regras de transição, que podem aumentar ou diminuir a aposentadoria mensal.

Por isso, especialistas aconselham a analisar a própria situação profissional e fazer um planejamento previdenciário, antes de se aposentar.

 

Clique aqui para acompanhar toda a notícia!

 

Fonte: economiauol.com.br

Imagem: Lucas Borges Teixeira/UOL