Quem somos

Fundado em 05 março de 1.950, o Sindicato dos Trabalhadores do Açúcar, Massas Alimentícias, Biscoitos, Torrefação de Café de Piracicaba, tendo como primeiro presidente o Sr. Geraldo Serafim dos Santos, as reuniões aconteciam no Teatro Santo Estevan no centro de Piracicaba.

O segundo presidente foi Silvio de Cillos, que assumiu a Entidade em Novembro de 1.955. até Março de 1.958, Silvio e sua diretoria conseguiu comprar o primeiro terreno na Rua Moraes Barros, 411, onde hoje é a nossa Sede Administrativa.

Em 1.962, assumiu a presidência do Sindicato o Sr. Celso Camargo Sampaio, que com muito esforço começou a construir a sede na Rua Moraes Barros, mas em 1.964 sofreu a conseqüência do golpe militar, e , o então Ministro do Trabalho, Castro Neves nomeia Silvio de Cillos para novamente comandar a Entidade. Silvio permaneceu até Setembro de 1.965, que deu lugar ao quarto presidente, Sr. Antonio Correia Leite, presidindo o Sindicato até 1.969, quando retornava Celso Camargo Sampaio. Eleito novamente, Celso e sua diretoria não mediram esforços, iniciaram a construção do Clube no bairro de Santa Terezinha e entregou aos associados em 1.985, com piscina e campo de futebol.

Celso Camargo Sampaio, ficou no cargo até 1.991, dando lugar a Antonio Geraldin que já atuava como secretário geral. A gestão de Geraldin e sua diretoria realizam muitos trabalhos fortalecendo ainda mais a entidade, com   extensão de base nas Cidades de Águas de São Pedro, Americana, Ipeúna, Rio Das Pedras, Santa Bárbara D´Oeste, São Pedro, Saltinho e Tietê, onde foi alterado o nome da Entidade para SINDICATO DOS TRABALHADORES NAS INDÚSTRIAS DE ALIMENTAÇÃO E AFINS DE PIRACICABA E REGIÃO, construiu também as sub-sedes nas Cidades de Rio das Pedras e Santa Bárbara D`Oeste,E iniciou em conjunto com outros Sindicatos de nossa categoria a construção da Colônia de Férias na cidade de  de Praia Grande.

Antonio Geraldin, faleceu em pleno mandato, em 04 de Novembro de 1.997 e a diretoria escolheu, por unanimidade e retificado pelos coletivo sindical e associados em assembléia, o Sr. Fânio Luis Gomes para continuar os trabalhos que vinham sendo desenvolvidos pela diretoria. Já no ano seguinte, em 1.998, conseguiu asfaltar o clube e à partir daí todos os anos foram feitas melhorias no clube, como novos vestiários para campo  de futebol, novas churrasqueiras e adquirindo mais 11 mil metros de terreno aumentando assim a área do clube para quase 35 mil metros e a conclusão da Colônia de Férias a Restauração e a informatização  total da sede administrativa. E foi também pensando na qualidade dos serviços prestados aos associados que a diretoria investiu em vários Congressos, Seminários, Palestras e cursos de qualificação e requalificação profissional, no esforço de recolocar o trabalhador, que perde o emprego, de novo no mercado de trabalho.

A diretoria do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Alimentação e Afins de Piracicaba e Região,  mantém firme na luta de defesa dos trabalhadores, composta por 25 diretores e 11 setores da categoria, representa 7.000 trabalhadores em 10 cidades da região, que são Águas de São Pedro, Americana, Charqueada, Ipeúna, PIRACICABA, Rio das Pedras, Saltinho, Santa Bárbara D´Oeste, São Pedro e Tietê. Atualmente o Sindicato representa os trabalhadores dos setores de Doces e Conservas, Bebidas, Frios, Carnes e Derivados, Usinas de Açúcar e Álcool, Rações, Sucos, Torrefações e Moagem de Café, Plúrimo (biscoitos, balas e derivados), Laticínios e Padarias.

Justamente para dar respaldo a esse trabalho que a Entidade conta com carro de som e mais dois veículos de apoio e suporte necessário para o desenvolvimento dos trabalhos.

Na sede em Piracicaba e  nas sub-sedes de Rio das Pedras e Santa Bárbara D’Oeste contamos com o atendimento médico, odontológico, jurídico e cabeleireiro.

O Sindicato, além de ser um instrumento de luta, cuida também da saúde e bem estar da família da alimentação.